quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

FESTA DO SENHOR DO BONFIM 2013, 3° MAIOR FESTA CRISTÃ CATÓLICA DO ESTADO DO CEARÁ.

EPÍGRAFE - Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria; mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos; mas para os eleitos – quer judeus quer gregos –, força de Deus e sabedoria de Deus. Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (I Cor 1, 23).    



Devoção portuguesa fervorosamente abraçada pelo povo de Icó (CE), que há 270 anos reverencia a imagem do cristo crucificado na Ribeira dos Icós.     
No entanto, não podemos nos esquecer de aludir à memória dos ilustres instituidores da devoção ao Senhor do Bonfim em Icó, o Capitão-Mór Bento da Silva e Oliveira na companhia de sua mulher, Dona Bernadina Maria de Andrade, doadores de um lote de terras para a construção de uma capela em honra ao Cristo crucificado, no dia 29 de agosto de 1749, data na qual ocorreu à doação.   
Finalmente, após a edificação da capelinha, chegara na remota Icó do século XVIII (1700), a imagem do santo esculpida na madeira e oriunda de Portugal, restaurada pelo órgão do Governo Federal IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.     
Recentemente essa antiga capela foi elevada para a categoria de Santuário Diocesano Senhor do Bonfim,   em 29 de dezembro de 2011. 
Atualmente, a Festa do Senhor Bonfim em Icó é a terceira maior festa cristã católica do Estado do Ceará, e 1° maior festa religiosa da Diocese de Iguatu, proclamada carinhosamente como um “fenômeno”, por Dom João Costa, na celebração eucarística na manhã deste dia 1° de janeiro de 2013.      

Texto: Luan Ribeiro Sarmento
Referências: COUTO, Padre Francisco de Assis. A História do Icó (sua genuína crônica).Primeira Parte: Crato - Ceará, Tipografia de A Ação, 1962. 
http://igrejadobomfim.wordpress.com/senhor-do-bomfim/data-historica/


IMAGENS DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM
1 DE JANEIRO DE 2013
Fotos: Luan Ribeiro Sarmento



























fogos


AGRADECIMENTO!

Agradeço ao Senhor Prefeito Jaime Junior e a Senhora Adriana Santana, primeira Dama do Município, pelo o acolhimento e oportunidade para registrar a procissão do Senhor do Bonfim na Rua Grande, a partir do ponto de vista das sacadas do Palácio da Alforria, bem como aos amigos Tuan Ribeiro Pereira e a Margarida Pereira e Rafael Monte. Obrigado pelo apoio, paz saúde e prosperidade!!!

FELIZ 2013